Agência Panafricana de Notícias

Presidente gambiano adverte de aumento de casos de assassinato no país

Dakar, Senegall (PANA) – O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, advertiu do aumento dos casos de assassinato no seu país, declarando esta situação "inaceitável", indica um comunicado da Presidência gambiana transmitido à PANA em Dakar.

Este aviso segue-se a três assassinatos registados no país nesses últimos dias, de acordo com o texto.

"Em apenas 72 horas, assistímos a assassinatos terríveis de três pessoas e a um infanticídio contrariamente às nossas expetativas de que a suspensão das execuções teria contribudo para a redução de assasinatos no país . Esta súbita escalada de assassinatos de cidadãos inocentes é inaceitável", disse o presidente Jammeh citado no comunicado.

A Presidência alertou igualmente o Conselho de Anciãos, organizações de jovens e mulheres para esta situação.

Esses grupos teriam recentemente lançado um apelo ao Presidente gambiano para uma moratória sobre as execuções de condenados à morte.

Ao suspender recentemente a execução de condenados à morte, Jammeh declarou que tudo dependeria do nível da criminalidade no país.

Ele sublinhou, a propósito da moratória, que uma diminuição da criminalidade a tornaria "limitado" mas que um aumento de crimes violentes implicaria a sua intensificação imediata.

-0- PANA MLJ/VAO/FJG/DIM/DD 05outubro2012