Presidente gabonês recebe em audiência delegação do FMI
Libreville, Gabão (PANA) – O Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, recebeu no Palácio Presidencial de Libreville uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada por Boileau Yeyinou Loko, soube a PANA esta sexta-feira de fonte oficial.
O encontro com o chefe de Estado gabonês centrou na situação económica do Gabão, em particular a avaliação do programa que liga o país a esta instituição de Bretton Wood.
Face à imprensa, Yeyinou Loko, chefe da missão do FMI, declarou-se satisfeito com as reformas lançadas pelo Gabão, sublinhando a vontade da hierarquia da instituição financeira de acompanhar o Gabão no seu processo de desenvolvimento.
O Gabão está envolvido, no quadro do seu Plano de Relançamento da Economia (PRE), num plano de parceria com o FMI que permitiu jugular a crise que afetava a economia gabonesa.
Para respeitar os seus compromissos face ao FMI, o Gabão estabeleceu uma série de medidas para controlar as suas despesas públicas e reformar em profundidade o Estado, nomeadamente, com a aposentação sistemática dos agentes e contratuais que atingiram a idade limite de reforma e a supressão das dupla remuneração de agentes públicos.
Sobre o clima de negócios, o FMI afirma no seu relatório que “há ainda muitos esforços a envidar neste domínio, pois os estudos realizados para o Gabão e outros países mostram que os investidores atribuem mais importância à estabilidade, à qualidade institucional e à disponiblidade dos insumos brutos.
Tal como nas suas missões anteriores, o FMI sugere ao Gabão o melhoraramento dos benefícios do setor não petrolífero, a fim de aumentar a base fiscal.
-0- PANA LAW/TBM/FK/IZ 4out2019