Libreville, Gabão (PANA) - O Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, participará na próxima Cimeira África-França, prevista para junho próximo em Bordeu (França), a convite do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, informou sexta-feira última a Presidência da República Gabonesa.
O convite foi-lhe entregue sexta-feira última, em Libreville, pelo secretário de Estado francês junto do ministro dos Negócios Estrangeiros, e Europeus, Jean-Baptiste Lemoyne.
Esta será a primeira visita oficial de Ali Bongo à França desde que sofreu um derrame cerebral em outubro de 2018, que o obrigou a suspender as suas atividades à frente do país.
Enquanto isto, o ministro francês da Economia e Finanças, Henri Lemaire, visitará o Gabão em abril próximo, de acordo com a mesma fonte.
Apesar de alguns atritos, a cooperação entre a França e o Gabão parece estar a reforçar-se.
A França tem um contingente de 350 militares no Gabão que fazem parte dos Elementos Franceses do Gabão (EFG), que garantem a cooperação militar operacional e técnica com todos os países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
Ao nível económico, com uma quota de mercado de 26 por cento, a França é o principal fornecedor do Gabão, à frente da Bélgica e da China, de acordo com a fonte.
-0- PANA LAW/DIM/DD 11jan2020