Agência Panafricana de Notícias

Presidente francês vencedor do Prémio Félix Houphouët-Boigny

Paris, França (PANA) – O Presidente francês, François Hollande, foi galardoado com o Prémio Félix Houphouët-Boigny para a Busca da Paz “pela sua alta contribuição para a paz e a estabilidade em África”.

«Após a análise da situação mundial, África reteve a atenção do júri com as diferentes ameaças que pairam sobre o continente. Depois de avaliar os perigos e as repercussões desta situação em África, nomeadamente no Mali, bem como no resto do mundo, o júri apreciou a solidariedade manifestada por França aos povos africanos”, declarou o júri reunido quinta-feira sob a presidência do ex-Presidente moçambicano, Joaquim Chissano.

Por outro lado, o júri condenou a violação da integridade territorial do Mali, as violações dos direitos humanos, o rapto de reféns e a destruição do património cultural da humanidade em Tombouctou.

O Prémio Houphouët-Boigny, criado em 1989 e dotado de 150 mil dólares americanos, dum diploma da paz e duma medalha de ouro, distingue pessoas, instituições ou organizações que contribuíram de forma significativa para a promoção, a busca, a salvaguarda ou a manutenção da paz, no respeito da Carta das Nações Unidas e da Ata Constitutiva da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Ele já foi atribuído a várias personalidades, das quais os ex-Presidente sul-africanos, Nelson Mandela, e Frederik W. De Klerk, o antigo primeiro-ministro israelita, Yitzhak Rabin, o Presidente israelita, Shimon Peres, o líder palestiniano Yasser Arafat, o rei Juan Carlos da Espanha e o ex-Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.

A data da cerimónia de entrega deste prémio em homenagem ao ex-Presidente ivoiriense, Félix Houphouët-Boigny, ainda não foi fixada.

-0- PANA BM/JSG/FK/TON 22fev2013