Agência Panafricana de Notícias

Presidente francês reafirma apoio à intervenção no Mali

Paris, França (PANA) – O Presidente françês, François Hollande, defendeu que França e todos os demais países que desejam acabar com a crise no norte do Mali devem apoiar uma intervenção militar para expulsar os islamitas.

« Se esta intervenção for organizada e criada no quadro da legalidade internacional, França e todos os outros países que desejam acabar com a crise no norte do Mali deverão apoiá-la logisticamente», declarou Hollande segunda-feira à tarde na abertura da XXª conferência dos embaixadores de França.

O Presidente francês lembrou igualmente a contribuição do seu país no processo que permitiu aos Malianos instaurar um governo estável e iniciar o trabalho de reconciliação nacional.

França já apoia os esforços da Comunidade Ecónomica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para obter do Conselho de Segurança das Nações Unidas uma resolução que autorize uma intervenção militar para restabelecer a integridade territorial do Mali.

Após várias cimeiras dos chefes de Estado e reuniões dos responsáveis militares dos seus países-membros, a CEDEAO indicou estar pronta a desdobrar imediatamente pelo menos três mil homens no Mali.

-0- PANA SEI/AAS/DIM/IZ 28ago2012