Agência Panafricana de Notícias

Presidente francês promete apoiar Nigéria no Conselho de Segurança da ONU

Yamoussoukro, Côte d'Ivoire (PANA) – França comprometeu-se sábado a apoiar as aspirações da Nigéria na cena internacional, nomeadamente a candidatura deste país africano a um assento permanente no seio do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Este compromisso foi assumido durante um encontro entre o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, e o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, à margem da investidura do Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, no mesmo dia em Yamoussoukro.

Sarkozy felicitou igualmente Jonathan pelo papel desempenhado enquanto Presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para ajudar a instalar o Governo democraticamente eleito de Alassane Ouattara na Côte d'Ivoire.

Como outros líderes do mundo, ele felicitou igualmente o Presidente nigeriano pela sua vitória nas eleições gerais de abril último no seu país.

Segundo uma fonte presente neste encontro, os dois países reafirmaram o seu compromisso de cooperar em particular no quadro do apoio à democracia e à boa governação que permite atingir rapidamente o desenvolvimento.

Jonathan teria informado o Presidente francês sobre os seus esforços para garantir a estabilidade na África Ocidental assegurando que a sub-região não está excluída no quadro das tendências globais de mudança.

O ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Odein Ajumogobia, e o porta-voz do Presidente, Ima Niboro, assistiram a este encontro.

Em Yamoussoukro, capital política ivoiriense, Goodluck Jonathan assistiu a um desfile durante o qual ele foi calorosamente aclamado pelos Ivoirienses, aparentemente para lhe agradecer pelo seu papel na restauração da paz neste país, na sequência da crise pós-eleitoral que fez milhares de mortos e que conduziu o país à beira da guerra civil.

-0- PANA MON/SEG/AKA/JSG/SOC/FK/IZ 22maio2011