Agência Panafricana de Notícias

Presidente francês exprime tristeza após morte de homólogo gabonês

Paris- França (PANA) -- O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, exprimiu segunda-feira a sua tristeza e a sua emoção depois da morte do seu homólogo gabonês, Omar Bongo Ondimba, numa clínica de Barcelona, na Espanha, onde estava hospitalizado há várias semanas.
"É um amigo grande e fiel de França que nos deixou, uma alta figura de África e um chefe de Estado que conseguiu manter a estima e o respeito de todos os seus pares pelas suas numerosas iniciativas a favor da paz no continente africano", declarou Sarkozy, citado num comunicado oficial publicado em Paris.
"Neste momento de dor, o Presidente da República envia, em seu nome e em nome do povo francês, a sua compaixão à família e aos próximos do Presidente Bongo Ondimba, bem como ao povo gabonês", acrescenta o comunicado.
A morte do Presidente Bongo Ondimba, de 73 anos de idade, foi oficialmente anunciada segunda-feira à tarde em Barcelona pelo primeiro-ministro gabonês, Jean Egyhe Ndong, afirmando que ele foi vítima dum ataque cardíaco, enquanto algumas fontes médicas indicam que o defunto sofria de diabete grave.
Segundo Presidente do seu país e decano dos chefes de Estado africanos, Omar Bongo Ondimba chegou ao poder em 1967 depois da morte de Léon Mba, do qual era Vice-Presidente.