Agência Panafricana de Notícias

Presidente francês chamado a falar dos direitos humanos com homólogo camaronês

Paris- França (PANA) -- O ex-primeiro secretário do Partido Socialista francês (PS, oposição), François Hollande, exprimiu em Paris o desejo de ver o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, evocar a situação dos direitos humanos nos Camarões como o seu homólogo camaronês, Paul Biya, durante o seu encontro previsto para sexta-feira no Eliseu (Palácio Presidencial francês).
"O Presidente da República [francesa] não pode receber Biya sem levantar as questões dos direitos humanos, da democracia, do respeito pela palavra dada nos Camarões", disse Hollande durante um encontro com um grupo de Camaroneses opostos à visita oficial do Presidente Biya a França.
"É importante que a opinião pública, o Parlamento e os partidos políticos franceses exerçam pressões sobre o Presidente Sarkozy para que ele levante estas questões durante o seu encontro com Biya", considerou Hollande, deputado na Assembleia Nacional francesa.
Ele defendeu, por outro lado, que as relações entre França e os países africanos "devem ser baseadas em princípios e não apenas em interesses económicos".
"É preciso defender a democracia em toda parte no mundo e, sobretudo, em África onde existe muitas vezes colisão de interesses económicos e políticos", disse ainda o ex-secretário-geral do PS.
Após uma deslocação quarta-feira à região francesa de Bordéus, o Presidente Biya prossegue com a sua visita oficial de três dias a França, onde foi brindado quinta-feira à noite com uma recepção em sua honra pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner.
Duas manifestações a favor e contra a visita oficial do chefe de Estado camaronês realizaram-se terça-feira última em Paris.