Presidente francês cancela visita ao Mali
Bamako, Mali (PANA) - A visita ao Mali do Presidente francês, Emmanuel Macron, inicialmente marcada para a próxima segunda-feira, foi cancelada, anunciou a Agência de Notícias do Mali (AMAP).
De acordo com a AMAP, Emmanuel Macron finalmente desistiu de visitar o Mali, de 20 a 21 de dezembro, oficialmente por causa da situação sanitária.
Este cancelamento vem "sobretudo por causa de uma divergência sobre o formato da visita com os militares no poder no Mali", entende a AMAP, que precisa que as autoridades malianas recusaram o formato proposto por Paris, que consistia na organização, no dia 20 de dezembro, na capital do Mali, de uma minicimeira do G5 Sahel com o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad, aproveitando a presença do Presidente francês, em Bamako.
Além disso, o Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, era esperado em Bamako para esta cimeira, que deveria permitir associar às discussões representantes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
“Se Bamako tinha, a princípio, aceitado o princípio de tal evento, a Junta finalmente fez saber, no dia 16 de dezembro, que recusava a organização bem como a presença de representantes do G5 Sahel e da CEDEAO”, assinalam algumas fontes francesas.
O Presidente francês deveria visitar a base da Operação Barkhane, em Gao, no norte do Mali.
O chefe de Estado francês devia encontrar-se com o coronel Assimi Goita, presidente da Transição no Mali, para discutir sobre vários assuntos, incluindo a luta contra o terrorismo marcada pela reorganização das forças francesas destacadas no Mali.
As autoridades do Mali ainda não se pronunciaram sobre o cancelamento desta visita do Presidente francês.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/IZ 18dez2021