Paris, França (PANA) - O chefe do Estado francês, Emmanuel Macron, assiste, este sábado em Túnis, às exéquias do Presidente tunisino, Beji Caïd Essebsi, falecido quinta-feira última, vítima de uma curta doença no Hospital Militar de Túnis, soube-se de fonte oficial em Paris.
Emmanuel Macron, que se reunia muito com o finado Essebsi, de 93 anos de idade, qualificou-o de “amigo de França” e “dirigente corajoso”, desloca-se ao Palácio Presidencial de Cartago, na capital tunisina, para assistir,junto com outros líderes do mundo, à cerimória oficial fúnebre.
Macron também aproveitará a sua estada na capital tunisina para trocar opiniões com o Presidente interino, Mohammed Ennaceur, relataram vários jornais franceses.
"França perde um amigo da República tunisina, um líder corajoso que dirigiu o seu país num momento essencial da sua história, em que ele resistiu a todos os obscurantismos para construir o futuro, a democracia e o progresso”, declarou, sexta-feira, o Presidente Macron, num comunicado de imprensa.
Exprimiu ao povo tunisino a amizade do povo francês e o seu apoio nesta dura prova, sublinhando que o Presidente Essebsi faleceu no dia de festa da República tunisina e que "não existe acaso, o seu destino está ligado ao da Tunísia”.
-0- PANA BM/BEH/SOC/FK/DD 26julho2019