Agência Panafricana de Notícias

Presidente francês apela para convergência de pontos de vista contra Boko Haram

Yaoundé, Camarões (PANA) – O Presidente francês, François Hollande, apelou no fim de semana em Yaoundé para uma convergência de pontos de vista das autoridades camaronesas e nigerianas para lutar contra o grupo terrorista Boko Haram.

Durante a etapa camaronesa do seu mini-périplo africano que o conduziu ao Benin e a Angola, o Presidente Hollande afirmou que a luta contra a seita Boko Haram esteve no centro do seu encontro de quase uma hora com o seu homólogo camaronês, Paul Biya, após os recentes ataques mortais que afetaram a Nigéria e o Tchad e que se increvem na lista das atrocidades deste grupo terrorista que continuou nestes últimos meses a semear a morte e a destruição na Nigéria, no Tchad e nos Camarões.

O Chefe do Estado francês disse que o seu país está a apoiar todos os esforços dos países para conter o grupo Boko Haram.

No que diz respeito aos Camarões, França participa na formação dos seus soldados e fornece-lhes informações.

O Presidente Hollande anunciou uma próxima visita do seu homólogo nigeriano aos Camarões, Muhammadu Buhari, acrescentando que « a Nigéria e os Camarões devem manter as melhores relações para agir contra a seita islamita Boko Haram ».

A visita de François Hollande foi marcada pela assinatura de quatro convenções de financiamento de projetos de desenvolvimento estimados em 76 biliões de francos CFA (cerca 128 milhões e 768 mil dólares americanos) visando promover as infraestruturas, o desenvolvimento rural e o setor privado.

Os dois Presidentes realizaram depois uma conferência de imprensa conjunta diante de centenas de jornalistas cujas preocupações giraram em torno da longetividade do Presidente Biya no poder, das próximas eleições presidenciais nos Camarões, da luta contra a seita Boko Haram, do encarceramento a 25 anos de prisão da advogada francesa de origem camaronesa, Lydienne Yen Eyoum, por desvio de fundos públicos e da utilização dos fundos concedidos aos Camarões por França.

O casal presidencial camaronês ofereceu depois um jantar a cerca de 500 convidados.

Para concluir a sua visita, o Presidente francês recebeu a comunidade francesa residente nos Camarões antes de deixar o país na sexta-feira à noite.

Esta visita de François Hollande foi a primeira dum Chefe do Estado francês aos Camarões em 14 anos.

-0- PANA EB/JSG/SOC/FK/TON 5julho2015