Agência Panafricana de Notícias

Presidente equato-guineense visita fábrica de óleo de palma no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O chefe de Estado equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema, deslocou-se sábado à Empresa Açucareira do Moso (SOSUMO) e à Fábrica de Óleo de Palmeira, no sul do Burundi, onde se encontra deste sexta-feira última no quadro de uma visita oficial de três dias.
Estas duas empresas fazem parte das realizações bem sucedidadas da indústria agro-alimentar do Burundi em via de privatização e nas quais capitais estrangeiros poderão tomar partes importantes, de acordo com fontes oficiais.
A delegação equato-guineense, composta por cerca de 30 membros, incluindo ministros e operadores económicos, aproveita esta ocasião para identificar oportunidades de negócios entre os dois países.
Desde o Aeroporto Internacional de Bujumbura, o Presidente equato-guineense defendeu o "reforço da cooperação Sul-Sul para assegurar o desenvolvimento integral das nossas economias".
"No caso da cooperação Norte-Sul, as grandes potências põem as vezes condições insuportáveis e prejudiciais à nossa soberania", denunciou Obiang Nguema.
Na noite de sexta-feira últioma, o chefe de Estado equato-guineense e o seu homólogo burundês, Pierre Nkurunziza, reuniram-se para passar em revista as vias e meios de reforçar a cooperação bilateral.
Um banquete oficial marcou o serão de sexta-feira durante o qual o Presidente burundês deu um toste de boas vindas aos seus hóspedes de marca pelo novo quadro sociopolítico e económico que começa a melhorar de maneira sensível, depois de mais duma década de guerra civil no Burundi.
O Presidente Nkurunziza apelou finalmente para o reforço do acordo de cooperação económica, técnica e científica que liga os dois países desde 21 de Julho de 2007.