Agência Panafricana de Notícias

Presidente equato-guineense oferece $ 30 mil a militante da luta contra SIDA

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Presidente equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, doou 30 mil dólares americanos a Victor Mooney, militante sul-africano de luta anti-SIDA e remador transatlântico, segundo um comunicado divulgado em Nova Iorque terça-feira.

O comunicado enviado à PANA sublinha que esta doação vai permitir a Mooney participar no Gorée Challenge a bordo duma embarcação baptizada "The Spirit of Malabo" numa quarta tentativa de travessia do Atlântico a remo no fim deste ano, das ilhas Canárias a Nova Iorque.

O Gorée Challenge é uma travessia solitária do Oceano Atlântico a remo de cinco mil milhas náuticas de Las Palmas, nas ilhas Canárias, a Nova Iorque City que terá lugar este ano.

A missão desta prova é encorajar a despistagem voluntária do VIH, reforçar o acesso aos antirretrovirais para as pessoas necessitadas e promover a prevenção para uma geração livre da SIDA.

Mooney perdeu um dos seus irmãos devido à SIDA e um outro bate-se contra esta doença. Graças a este financiamento concedido pelo Presidente equato-guineense, ele vai poder comprar um remo para participar no Gorée Challenge.

O chefe do Estado equato-guineense, citado pelo comunicado, preconizou a partilha das responsabilidades na luta contra a SIDA.

O Gorée Challenge IV- Spirit of Malabo é um projeto do Instituto Internacional Sul-Africano das Artes (SAAI), sediado em Nova Iorque.

-0- PANA AA/SEG/FJG/TBM/IBA/MAR/TON 30jan2013