Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O atual Presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o chefe do Estado bissau-guineense, Umaro Sissoco Embalo, viajou este domingo para no Burkina Faso, de acordo com um comunicado de imprensa da sua Presidência.
Umaro Sissoco Embalo será recebido em audiência pelo Presidente da Transição do Burkina Faso, o tenente-coronel, Paul-Henri Sandaogo Damiba.
Acompanharam-no o medianeiro da CEDEAO para o Burkina Faso, o ex-Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, e o presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray.
O atual Presidente em exercício da mesma organização sub-regional terá também uma sessão de trabalho com outras autoridades da transição burkinabes, nomeadamente membros do Governo, deputados e atores políticos e económicos.
Também se avisará com líderes tradicionais e religiosos, parceiros técnicos e financeiros, membros do corpo diplomático acreditado no Burkina Faso.
Durante a 61.ª sessão ordinária da CEDEAO realizada a 3 de julho de 2022 em Accra, no Gana, os chefes de Estado e Governo da mesma organização e as novas autoridades burkinabes concordaram em reduzir a duração da Transição para 24 meses, a partir de 1 de julho de 2022.
-0- PANA NTDD/IS/MAR/DD 23julho2022