Presidente em exercício da CEDEAO esperado na Guiné Conakry
Conakri, Guiné-Conakri (PANA) – O chefe do Estado bissau-guineense, também Presidente em exercício da Comunudade Económica dos Estados da Áfruca Ocudental (CEDEAO), Ummaru Sissoco Emballo, é aguardado nesta quarta-feira na capital guineense, Conakry, anunciam várias fontes bem informadas.
A visita do líder bissau-guineense, designado para a Presidência da CEDEAO pelos seus homólogos durante a 61.ª cimeira dos chefes de Estado da instituição, realizada a 3 de julho corrente em Accra, no Gana, inscreve-se no quadro do reforço da cooperação bilateral entre o seu país e a Guiné Conakry, explicam as mesmas fontes.
De acordo com vários observadores, a visita do Presidente em exercício da CEDEAO, cuja duração não foi precisada, é “ uma advertimento solene” da organização sub-regional país, chamada a propor “um calendário aceitável” para a transição onde a junta derrubou o regime democraticamente eleito a 5 de setembro de 2022.
O Presidente bissau-guineense encontrará, no local, o medianeiro da CEDEAO, o ex-chefe do Estado beninense, Yayi Boni, que lá está desde terça-feira última à noite.
Aos dous junrar-se-a igualmente o presidente da Comissão da CEDEAO, o Gambiano Omar Alieu Touray.
O Comité Nacional da Mobilização para o Desenvolvimento (CNRD) propõe uma transição de 39 meses, reduzidos para 36 pelo Conselho Nacional da Transição (CNT), a junta militar no poder, mas ambos esrão a ser rejeitados por atores sócio-políticos no país.
O ex-Presidente beninense foi designado no lugar do Ganense Mohamed Ibn Chambass, rejeitado por atores sócio-políticos que o acusam de complicidade no golpe de Estado que derrubou o regime do Presidente Alpha Condé, qyando este última inicuava um controverso terceiro mandato consecutivo à frente da Guiné Conakry.
-0- PANA AC/JSG/SOC/FK/DD 20julho2022