Presidente eleito investido na Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Presidente eleito da Mauritânia, general reformado Mohamed Cheikh Ahmed Ould Mohmaed Ghazouani, foi investido esta quinta-feira nas suas novas funções, numa cerimónia organizada no Centro Internacional de Conferências “Al Mourabitounes” de Nouakchott, sob a supervisão do Conselho Constitucional, constatou a PANA no local.
O ato decorreu na presença de 11 chefes de Estado da África Ocidental e Central, bem como delegados dos países árabes e de França.
No seu discurso de investidura, Mohamed Ould Ghazouani declarou a sua firme vontade de congregar, atuando como "o Presidente de todos os Mauritanos, independentemente da sua pertença política e escolha eleitoral”, no escrutínio de 22 de junho de 2019.
Anunciou a implementação de um projeto de sociedade "que vai garantir aos Mauritanos um futuro melhor com base em prioridades, visando reforçar as bases do Estado de Direito, reduzir as disparidades entre as componentes sociais, realizar um desenvolvimento global rápido graças a uma melhoria dos mecanismos de gestão da coisa pública”.
O novo Presidente da Mauritânia comprometeu-se igualmente a "trabalhar para a proteção do país e a preservação da sua unidade e da sua religião islâmica”.
Durante a cerimónia, o Presidente cessante, Mohamed Ould Abdel Aziz, traçou um balanço positivo da sua década de governação correspondente a dois mandatos.
-0- PANA SAS/BEH/MAR/IZ 01agosto2019