Agência Panafricana de Notícias

Presidente eleito da Guiné-Bissau visita Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente eleito da Guiné-Bissau, José Mario Vaz, efetua desde quinta-feira uma visita ao Mali, no quadro dum périplo pela sub-região.

À sua chegada quinta-feira à noite à capital maliana, Bamako, ele prestou homenagem ao Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, e aos seus homólogos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pelo apoio prestado à Guiné-Bissau durante as eleições presidenciais organizadas no seu país.

"Informei o Presidente sobre a situação na Guiné-Bissau, nomeadamente sobre as eleições presidenciais realizadas num clima de paz e de estabilidade », declarou o líder bissau-guineense, no termo duma audiência com o chefe de Estado maliano, a quem ele transmitiu um convite para assistir à cerimónia da sua investidura prevista para 23 de junho próximo.

Por sua vez, o chefe de Estado maliano declarou-se muito satisfeito com a "brilhante eleição" de José Mario Vaz, e a sua visita ao Mali antes da sua investidura.

Ele saudou o resultado de 62 porcento obtido pelo novo Presidente bissau-guineense durante as eleições presidenciais.

"Este país precisa de estabilidade como todos os nossos países. Eu acho que com o meu irmão Vaz, a Guiné-Bissau vai, enfim, registar a estabilidade, a paz e o desenvolvimento”, afirmou o Presidente Ibrahim Boubacar Kéita.

De 57 anos de idade, o novo Presidente da Guiné-Bissau é um economista de formação que ocupou as funções de ministro das Finanças e presidente da Câmara Municial de Bissau, capital do país.

O Mali e a Guiné-Bissau são dois países que dominaram a agenda das cimeiras dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO nos últimos dois anos.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 13junho2014