Agência Panafricana de Notícias

Presidente egípcio exorta comunidade internacional a apoiar Exército na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, exortou a comunidade internacional a apoiar o Exército líbio na sua luta contra o terrorismo, para evitar ao país a necessidade duma intervenção militar similar à que ocorre atualmente na Síria e no Iraque.

"As ameaças, para a região, criada pelo conflito na Líbia, onde dois Governos disputam a legitimidade. Um, ligado a radicais islamitas, em Tripoli, ao passo que o outro, reconhecido pela comunidade internacional, é baseado na cidade de Tobrouk (leste)", explicou al-Sissi numa declaração à imprensa retransmitida sexta-feira pela imprensa líbia.

O Egito afirma que os islamitas radicais atravessam a fronteira líbia para ajudar o grupo extremista egípcio Ansar Beit Al-Maqdis atacando as forças de segurança no Sinai.

Este grupo radical egípcio se submeteu, no início de novembro corrente ao emir do Estado islâmico, organização extremista visada por ataques aéreos levados a cabo pelos Estados Unidos na Síria e no Iraque.

O Exército líbio leva a cabo um combate armado a grupos armados, incluindo Ansar Asharia classificado pelo Parlamento líbio como organização terrorista há mais de cinco meses antes de o Conselho de Segurança das Nações Unidas os integrar na lista negra das organizações terroristas, acrescentou.

O Presidente al-Sissi declarou que "fazer face ao extremismo só no Iraque ou na Síria faz da Líbia um local de atração afetando a segurança e a estabilidade da Líbia e dos seus vizinhos".

-0- PANA BY/BEH/MAR/DD 22nov2014