Agência Panafricana de Notícias

Presidente egípcio defende levantamento do embargo imposto a Exército líbio

Cidade do Cairo, Egito(PANA) – O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, defendeu sábado o levantamento do embargo de armas imposto ao Exército líbio para que este possa dotar-se de armas a fim de cumprir, convenientemente, a sua missão de segurança.

O chefe de Estado egípcio que falava durante uma audiência com o primeiro-ministro líbio designado, Fayez al-Sarraj, saudou o acordo político entre as fações em conflito na Líbia assinado na cidade marroquina de Skhirat, a 17 de dezembro corrente.

Ele reiterou a importância de apoiar o Estado líbio e as suas componentes, o Exército nacional e a Polícia bem como a sua manutenção enquanto bases fundamentais para a restauração da segurança na Líbia e para a luta contra o terrorismo.

Ele defendeu também a manutenção da coesão da Câmara de Representantes do Povo Líbio (Parlamento), enquanto um dos suportes essenciais do acordo político.

Do seu lado, o primeiro-ministro líbio afirmou que a realização da soberania líbia necessita de dar a exclusividade da segurança e da força militar às instituições estatais, reforçando ao mesmo tempo o papel da justiça, indicando que o mais importante dossiê do Governo líbio, nos próximos dias, é instaurar a segurança e o desenvolvimento económico.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/IZ 27dez2015