Agência Panafricana de Notícias

Presidente egípcio convida PM israelita ao Cairo

Cairo- Egipto (PANA) -- O Presidente egípcio, Hosni Mubarak, convidou o novo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a deslocar-se ao Egipto, apesar da controvérsia em redor da investidura deste último no mundo árabe pela sua política de direita, anunciou a Embaixada israelita no Cairo.
"O gabinete do primeiro-ministro israelita acaba de informar duma conversa telefónica entre o Presidente Mubarak e o primeiro-ministro Netanyahu esta noite em que o primeiro convidou este último para um encontro em Charm El Cheikh", indica a Embaixada num comunicado.
A Missão Diplomática egípcia declara que Netanyahu aceitou o convite e salientou a necessidade de manter a paz entre os dois países.
"Esta reunião terá lugar brevemente", refere a nota destacando que os dois dirigentes desejam relações "amistosas" entre os seus dois países para prosseguirem os seus esforços visando o seu "reforço futuro".
Este convite foi lançado depois de o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Aboul Gheit, declarar que não apertaria a mão ao seu homólogo israelita, Avigdor Lieberman.
O Egipto exige que o líder de extrema direita apresente desculpas oficiais por declarações injuriosas, como aquelas onde mandou Moubarak "ir ao diabo".