Cairo, Egito (PANA) – O Presidente egípcio, Abdelfattah Al-Sisi, e o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, reuniram-se esta quinta-feira, em Sotchi, na Rússia, à margem da cimeira russo-africana, anunciou a televisão egípcia, citando o porta-voz da Presidência egípcia, Bessam Ridha.
A fonte não avançou nenhum pormenor sobre o conteúdo das discussões entre os dois estadistas, mas acredita-se que a crise entre o Egito e a Etiópia, que se agravou nos últimos dias sobre o dossiê da barragem etíope "Renascença", esteve no centro da reunião.
Num comunicado publicado terça-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Egito diz-se “chocado” com as declarações relatadas pela imprensa e atribuídas a Abiy Ahmed, que as teria feito diante do Parlamento, contendo “índices negativos e alusões inaceitáveis ao tratamento do dossiê da barragem Renascimento etíope".
No início de outubro corrente, a capital sudanesa, Cartum, albergou reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros e Recursos Hidráulicos do Sudão, do Egito e da Etiópia, mas sem chegar a um entendimento sobre o enchimento e o armazenamento a Renascença.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 24out2019