Agência Panafricana de Notícias

Presidente egípcio aprova criação de zona industrial russa em Canal de Suez

Cidade do Cairo, Egito (PANA) - O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, deu o seu acordo para a criação de uma zona industrial russa no espaço económico do Canal de Suez, indicou quinta-feira, o jornal oficial egípcio.

O projeto visa dar uma oportunidade para desenvolver e reforçar a cooperação bilateral no domínio industrial, ao aumentar ao mesmo tempo os investimentos e a cooperação industrial, científica e técnica entre entidades comerciais dos dois países, explicou a fonte.

A Assembleia Egípcia dos Representantes (Parlamento) ratificou o acordo, assinado a 11 de novembro de 2018 entre os Governos egípcio e russo sobre a criação e gestão de uma zona industrial russa, lembre-se.

As duas partes comprometeram-se a reforçar as infraestruturas atuais e os meios de produção instalados no Egito, consolidando ao mesmo tempo os meios de cooperação industrial egípcia-russa, nos mercados de outros países.

O acordo também prevê a criação de novas oportunidades de trabalho e a execução dos programas especializados para a formação de peritos, em diferentes setores industriais.

No que diz respeito à zona do projeto de criação de uma zona industrial russa, o acordo vincula a Instância Pública para o Desenvolvimento da Zona Económica do Canal de Suez, a determinar e disponibilizar um terreno, com uma superfície de cinco milhões, 250 mil metros quadrados, na zona do Canal, no leste de Port-Said, no Egito, para a empresa encarregada da gestão da zona industrial russa.

O artigo 13º do acordo estipula que a duração deste instrumento é de 50 anos, se nenhuma das partes anunciar a sua intenção de pôr termo ao protocolo, dando-a a conhecer por escrito à outra parte pelos canais diplomáticos.

-0- PANA YY/IN/BEH/SOC/FK/IZ 01fev2019