Agência Panafricana de Notícias

Presidente e PM quenianos discutem sobre crise governamental

Nairobi- Quénia (PANA) -- O Presidente queniano, Mwai Kibaki, e o seu primeiro- ministro, Raila Odinga, reuniram-se terça-feira em Nairobi para encontrar uma solução à crise no seio do Governo.
A reunião decorreu na presença do presidente da Assembleia Nacional, Kenneth Marende, e dos representantes do Partido da Unidade Nacional (PNU, no poder), George Thuo, e do Movimento Democrático Laranja (ODM, oposição), Jakoyo Midiwo.
O PNU e o ODM são os componentes essenciais do Governo de coligação formado em 2008 depois dos confrontos pós-eleitorais das presidenciais de 27 de Dezembro de 2007 que fizeram cerca de 13 mil mortos e 350 mil desabrigados.
Falando no termo da reunião, Midiwo declarou que o Presidente e o primeiro- ministro decidiram trabalhar em mais estreita colaboração e prometeram manter reuniões mais frequentes.
O diferendo entre o Presidente Kibaki e Odinga segue-se à decisão do primeiro- ministro de suspender os ministros da Agricultura, William Ruto, e o da Educação, Sam Onger, acusados de corrupção.
Esta decisão desagradou o Presidente Kibaki, que restabeleceu os dois acusados nas suas funções alegando que Odinga carecia de poderes para demitir membros do Governo.