Agência Panafricana de Notícias

Presidente dos Estados Unidos elogia governação democrática em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, congratulou-se com a “governação democrática” e o compromisso das autoridades cabo-verdianas “na abordagem dos constrangimentos ao crescimento económico" do seu país, apurou a PANA sexta-feira, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Os elogios de Obama constam de uma carta entregue neste fim de semana ao primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, por Daniel Yohannes, diretor executivo do Millennium Challenge Account (MCA), programa norte-americano de ajuda pública ao desenvolvimento.

O chefe do Estado americano aludia à assinatura do segundo pacto do MCA com Cabo Verde, estimado em 66,2 milhões de dólares americanos e que testemunha o reconhecimento destes desempenhos de Cabo Verde.

Ele realçou nesta missiva a liderança política que Cabo Verde apresenta e o empenho do seu governo na melhoria das instituições públicas e nas reformas necessárias ao crescimento económico sustentável, demonstrados num ambicioso programa, que estão em harmonia com “os pilares fulcrais da minha política de desenvolvimento global".

Barack Obama fez referência também, neste documento, "às sérias ameaças" a que está exposto Cabo Verde, relativamente ao tráfico de droga, e manifestou-se convicto de que os dois países podem "ampliar" a parceria já existente nesse domínio.

"Cabo Verde é um importante parceiro dos Estados Unidos e eu, aplaudindo a sua dedicação e compromisso aos princípios da boa governação, espero continuar a incrementar os nossos laços de cooperação e de parceria", conclui Obama na mensagem endereçada ao Governo cabo-verdiano por ocasião da assinatura do segundo compacto do MCA com Cabo Verde.

Cabo Verde é o primeiro país do mundo a beneficiar, pela segunda vez consecutiva, deste programa norte-americano de ajuda pública ao desenvolvimento,

-0- PANA CS/DD 11fev2012