Harare, Zimbabwe(PANA) - O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, nomeou o atual ministro da Indústria e Comércio, Nqobizitha Mangaliso Ndlovu, como ministro interino do Ambiente e Turismo, em substituição de Prisca Mupfumira, detido por desvio de fundos.
Prisca Mupfumira está preso por 21 dias por suspeita de corrupção num caso envolvendo 114,7 milhões de dólares americanos.
Ele é suspeito de ter desviado os 114,7 milhões de dólares americanos do Fundo de Pensão dos funcionários do Serviço Nacional de Segurança Social, quando era ministra do Trabalho e da Função Pública, entre 2014 e 2017.
O secretário-chefe da Presidência e do Governo, Misheck Sibanda, confirmou oficialmente a nomeação de Ndlovu como ministro interino do Ambiente e Turismo, até à conclusão das investigações sobre o caso de desvio de fundos em que Mupfumira está envolvidao.
No sábado passado, o Estado do Zimbabwe invocou o artigo 32º do Código Penal do país, que estipula que a detenção de um suspeito para interrogatório pode durar até 21 dias para posterior investigações, em alusão à detenção de Mupfumira pela Comissão Anticorrupção.
-0- PANA TZ/VAO/BAI/TBM/DIM/IZ 31julho2019