Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Togo pede clima político apaziguado em 2013

Lomé, Togo (PANA) - O chefe de Estado togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, apelou aos seus compatriotas para trabalhar pelo apaziguamento político em 2013, enquanto "fator de desenvolvimento económico".

"É fundamental que os sacrifícios que consentimos nos últimos anos para apaziguar o clima político no Togo não sejam em vão", disse o Presidente togolês na sua mensagem de ano novo.

Segundo ele, "nenhum país no mundo conseguiu as suas riquezas e encontrar a via para a emergência se atormentado por querelas políticas intermináveis".

O 2013 será um "grande ano eleitoral, com as legislativas e autárquicas previstas para o fim do primeiro trimestre de 2013", lembrou, convidou os seus compatriotas a exprimir-se nas urnas para instaurar uma nova legislatura e impor um novo dinamismo à democracia local.

O Togo tem assim uma ocasião singular de se juntar definitivamente à categoria tão invejada dos países que conseguiram erradicar o síndrome das violências eleitorais, considerou Faure Gnassingbé, que deplorou os erros registados nos diálogos anteriores com os partidos políticos, apelando-os para mais responsabilidade.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/IZ 2jan2013