Presidente do Togo em França
Lomé, Togo (PANA) - O Presidente do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, encontra-se em visita oficial de 72 horas a França, desde quarta-feira, soube a PANA de fonte oficial.
Durante a sua estada, Gnassingbe vai reunir-se com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na sexta-feira, 9 de abril, com quem abordará questões atinentes à luta contra o terrorismo e à situação no Mali.
Além das questões políticas, os dois interlocutores evocaram a crise sanitária ligada ao coronavírus e os meios para África fazer face, segundo as mesmas fontes.
Faure Gnassingbe avistar-se-á com investidores e operadores económicos franceses agrupados no seio da Medef.
O Togo, que esperava, há muito tempo, por este encontro, mobilizou, para o efeito, um grande número de ministros, chefes de empresas estatais, bem como operadores económicos para uma "operação de charme" junto de investidores franceses.
O Togo, de acordo com um comunicado de imprensa da Presidência Togolesa, está especialmente interessado em investidores ligados aos domínios digital, de infraestruturas, da energia e água.
Os dois países mantém relações muito boas, sendo a França um principal apoio político e militar ao regime togolês, desdém tempo de Eyadema Gnassingbé, pai de Faure, falecido em 2005, depois de 48 anos de poder ditatorial.
Economicamente, França possui empresas estratégicas no Togo e cuida, através da sua empresa Bolloré, da manutenção do Porto Autónomo de Lomé, um verdadeiro pulmão económico do país.
-0- PANA FAA/IS/MAR 07abril2021