Presidente do Sudão visita Arábia Saudita
Cartum, Sudão (PANA) - O rei saudita, Salman Bin Abdul-Aziz, recebeu em Riad, a capital da Arábia Saudita, no fim de semana último, o Presidente sudanês, o general Abdul Fatah Al-Burhan, soube a PANA de fonte segura em Cartum.
O encontro versou sobre a análise das relações bilaterais e os recentes desenvolvimentos na região, segundo a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA).
Acompanhado pelo primeiro-ministro sudanês, Abadullah Hamdouk, o general Al-Burhan deslocou-se a Riade, a convite do rei Salman, para discutir sobre as questões de interesse mútuo, indica a SUNA sem dar mais pormenores.
O Sudão é um dos principais países que participam numa coligação determinada a expulsar grupos xiitas houthis das principais cidades iemenitas e restabelecer o deposto Governo neste país.
A coligação também quer repelir os xiitas filiados no Irão para além das fronteiras do sul da Arábia Saudita.
O Sudão declarou participar nesta coligação com o objetivo de proteger as santas mesquitas de quaisquer ameaças.
A Arábia Saudita é um dos primeiros Estados a anunciarem o seu apoio e fornecerem assistência material ao novo Governo sudanês, com nomeadamente uma promessa de três biliões de dólares americanos, conjuntamente com os Emirados Árabes Unidos.
Desta soma, 700 milhões de dólares americanos devem ser imediatamente distribuídos sob a forma de combustíveis, de trigo e de fertilizantes agrícolas.
Os Sauditas também se comprometeram a ajudar o Sudão a retomar a cooperação com instituições financeiras internacionais e a discutir com os Estados Unidos para que o país seja retirado da lista dos países considerados pelos Estados Unidos como mentores do terrorismo internacional.
O facto de figurar nesta lista impede o Sudão de beneficiar de créditos junto das instituições financeiras internacionais, nomeadamente o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM), bem como bancos comerciais ou nacionais ocidentais.
-0- PANA MO/MA/AKA/TBM/FK/DD 7out2019