Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Parlamento pede adiamento de legislativas e autárquicas na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) mauritana, Messaoud Ould Boulkheir, apelou este fim de semana para o adiamento das eleições legislativas e autárquicas previstas para outubro próximo na Mauritânia.

Ould Boulkheir, igualmente presidente da Aliança Popular Progressista (APP) e líder notável da oposição nestes últimos 20 anos, que falava durante um comício do seu partido, julga «a conjuntura inapropriada para a organização de consultas eleitorais ».

Entre outros obstáculos a uma boa realização das eleições legislativas e autárquicas em outubro próximo, ele citou o recenseamento da população lançado a 6 de junho último que, segundo ele, « não pode alcançar os objetivos fixados ».

Várias organizações da sociedade civil e uma parte da população manifestam-se regularmente para protestar contra esta operação de inscrição que julgam “discriminatória”.

O líder da APP anunciou, por outro lado, como iminente um diálogo entre todas as partes envolvidas no jogo político nacional e instou o povo mauritano a uma reflexão sobre os seus interesses, afirmando que o país não poderá suportar uma revolução do modelo do que já aconteceu em vários países árabes.

O diálogo político está confrontado com obstáculos de forma e de conteúdo, com a Coordenação da Oposição Democrática (COD), um coletivo de 10 partidos, a exigir discussões diretas com o Presidente mauritano Mohamed Ould Abdel Aziz, que prefere conservar uma postura de árbitro.

Por outro lado, sobre as questões de fundo, a oposição quer discutir claramente sobre o papel do Exército no jogo político para « pôr termo à recorrência dos golpes de Estado vividos desde 1978 ».

O presidente da Assembleia Nacional, preocupado com o facto de aproximar as posições, instou o chefe de Estado a dar «um passo decisivo com vista ao diálogo político » por ocasião do encerramento da última sessão ordinária do Parlamento.

-0- PANA SAS/JSG/SOC/FK/IZ 17julho2011