Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Parlamento mauritano defende "consenso nacional"

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O presidente da Assembleia Nacional mauritana, Messaoud Ould Boulkheir, defendeu no fim de semana em Nouakchott “o consenso nacional”.

Falando durante um comício popular, que reuniu vários milhares de pessoas em Nouakchott, o líder duma maioria da oposição favorável ao diálogo, afirmou que o Presidente da República, Mohamed Ould Abdel Aziz, que confessou ter arriscado a sua vida para tomar o poder pelas armas, não deve recusar um governo de união que tirará a Mauritânia da crise.

Messaoud Ould Boulkheir, cumulativamente líder da Aliança Popular Progressista (APP, oposição histórica) , instou a Coordenação Democrática da Oposição (COD, radical) "a ponderar o seu discurso para tornar possível uma aproximação".

A COD exige, com efeito, a demissão do Presidente mauritano como condição para a organização de eleições "abertas, transparentes, livres e credíveis".

O presidente da Assembleia Nacional mauritana defende um consenso que culmine na formação dum governo de larga união nacional.

Após vários adiamentos desde novembro de 2011, a Mauritânia avança para a organização das eleições legislativas e autárquicas em outubro de 2013.

-0- PANA SAS/JSG/IBA/FK/DD 24junho2013