Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Parlamento mauritano retira seu partido do coletivo da oposição

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Aliança Popular Progressista (APP), uma importante formação da oposição mauritana, “ já não pode continuar a evoluir no seio da Coordenação da Oposição Democrática (COD), um coletivo de nove partidos, devido a numerosas divergências de pontos de vista com as outras formações desta coligação”, declarou o seu presidente, Messadou Ould Boulkheir, cumulativamente presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) do país.

Ao explicar estas divergências, sábado último, durante um comício popular em Atar (500 quilómetros a norte de Nouakchott), Ould Boulkheir acrescentou que alguns partidos da COD « preconizam a revolta e a guerra civil » com vista a seguir o exemplo dos países do mundo árabe confrontados com levantamentos populares.

« Se eu fosse adepto da revolta, eu teria liderado uma, há várias décadas, para libertar os escravos. Mas, a minha convicção é que o meu país não poderá sobreviver a um tal choque”, explicou o responsável mauritano, precisando que as instâncias do seu partido “se pronunciarão nas próximas horas” sobre a questão relativa às relações do seu partido com a maioria presidencial.

-0- PANA SAS/SSB/FK/IZ 19junho2011