Presidente do Parlamento líbio pede apoio da UE para manutenção do cessar-fogo
Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Parlamento líbio, Aguila Saleh, solicitou o apoio da União Europeia (UE) para a manutenção do cessar-fogo proclamado, na Líbia, e contribuir para a repartição equitativa das receitas petrolíferas.
Ele formulou este pedido durante uma reunião, terça-feira à noite, em al-Qobba (leste), com o alto representante da União Europeia, Josep Borrell, que efetuou uma visita à Líbia onde ele se reunuiu também, em Trípoli, com o presidente do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj , e outros responsáveis líbios.
Saleh pediu « o apoio da União Europeia para a manutenção e o respeito do cessar-fogo instaurado e para garantir a segurança das receitas petrolíferas depositando-as numa conta especial até que uma autoridade unificada seja formada na Líbia”, anunciou o porta-voz do Parlamento, Abdallah Belaihak, numa declaração à imprensa.
Os presidentes do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj, e do Parlamento, Aguila Saleh, publicaram, a 21 de agosto último, duas declarações a proclamar um cessar-fogo em todo o terriório líbio e relativas igualmente a um apelo para “retomar a produção e a exportação de petróleo e congelar as suas receitas numa conta especial do Banco Estrangeiro Líbio enquanto se aguarda por um arranjo entre Líbios”.
Belaihak acrescentou que Saleh apelou para a necessidade de aproveitar a oportunidade atual para pressionar todas as partes na Líbia a fim de pôr termo à crise política e aliviar os sofrimentos do povo líbio, sublinhando que isso será possível apenas com a formação duma nova autoridade.
Do seu lado, Borrell afirmou « a sua inteira confiança no presidente da Câmara dos Representantes”, prometendo que “ele prestará uma explicação completa da iniciativa de Aguila Saleh à UE e pedirá o seu apoio”.
Segundo ele, « haverá igualmente uma comunicação da UE, nos próximos dias, com um certo número de partes árabes e internacionais para reforçar o cessar-fogo e apoiar a iniciativa”.
O responsável europeu também afirmou a solidariedade total da União Europeia com o presidente da Câmara dos Representantes sobre a questão da rejeição de qualquer ingerência estrangeira na Líbia por qualquer parte.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/Z 02set2020