Presidente do Mali quer medidas adequadas contra transmissão do coronavírus
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição do Mali, Bah NDaw, recomendou ao Governo do Mali para tomar a dimensão exata da epidemia de coronavírus e propor, por conseguinte, medidas adequadas para quebrar a cadeia de contaminação e "cuidar melhor os nossos pacientes."
"Todas as nossas práticas foram abaladas pela pandemia", lamentou Bah NDaw, na sua mensagem de Ano Novo aos seus compatriotas na noite de quinta-feira última, na Televisão Nacional.
Lançou um apelo solene para a mobilização geral, em particular a autoridades religiosas, imãs, pregadores, pastores, padres e a autoridades morais, administrativas e líderes de opinião, a fim de derrotar a pandemia do coronavírus no Mali.
“Eu conheço o poder de persuasão de cada uma destas partes interessadas. Irmãs, padres e pastores certifiquem-se de que, em locais de culto, cada crente usa a máscara facial e respeita as medidas de prevenção", disse.
A seu ver, estas partes, dentro das suas famílias e em comunidade, são agentes de mudança que dão o exemplo.
Acrescentou que uma parceria entre o Governo e mesquitas, igrejas, templos, autarcas e sociedade civil é possível e desejável para "o combate a um flagelo que paralisa o mundo."
Além das medidas preventivas destinadas a quebrar a cadeia de contaminação, prosseguiu N'Daw, o Governo não poupará esforços para fornecer um atendimento de qualidade padrão.
“Posso garantir-vos que diligências apropriadas foram tomadas para a aquisição de vacinas contra a covid-19”, disse o chefe do Estado do Mali.
Por outro lado, Bah NDaw pediu ao Governo e aos seus compatriotas para trabalharem no sentido de consolidarem a democracia, o Exército Republicano e estabelecerem uma governação virtuosa.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/DD 01janeiro2021