Presidente do Mali felicita homólogo nigerino pela eleição
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição no Mali, Bah N'Daw, endereçou ao novo chefe de Estado do Níger, Mohamed Bassoum, as suas "calorosas felicitações pela sua brilhante eleição à magistratura suprema do Níger".
"Estas eleições históricas são, antes de mais nada, o resultado dos serviços prestados como político e estadista ao seu país, o Níger, e para o desenvolvimento de África", disse Bah N'Daw.
Acrescentou que é também e, acima de tudo através da política da alternância, que se consagra « pela primeira vez na cimeira do Estado nigerino a vitória dos combatentes da democracia e da liberdade no mundo”.
É o que sem dúvida, prosseguiu, também ficará nos anais de África como um exemplo de transferência pacífica de poder e de consolidação do Estado de direito.
Os malianos, tendo em vista os laços históricos, geográficos e comunitários do destino que partilham com o irmão e amigo povo do Níger, acompanharam esta eleição com grande interesse e estão maravilhados com o feliz resultado que honra a democracia nigerina, sublinha Bah N'Daw, que se diz muito satisfeito com a possibilidade de reforçar com Bazoum "os laços de amizade e cooperação frutífera entre o Mali e o Níger, forjados desde a independência e consolidados nos últimos anos pelo Presidente cessante Mahamadou Issoufou, um grande africano e um verdadeiro democrata".
“Acredite, pelas provas que o Níger, o Mali e o Sahel enfrentam, mas também pelos laços centenários que unem os nossos dois povos, que estarei naturalmente ao seu lado para enfrentar os nossos desafios comuns”, prometeu o Presidente N'Daw, que exprimiu votos sinceros de sucesso na elevada e delicada missão que lhe foi confiada pelo povo nigerino.
-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 25março2021