Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Malawi pede cessação de manifestações durante Ramadão

Blantyre, Malawi (PANA) – O Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, instou segunda-feira os seus compatriotas a cessarem as manifestações durante o mês do Ramadão para evitar perturbar o jejum dos muçulmanos.

« Permitamos aos muçulmanos jejuarem em paz. Deixemos os nossos irmãos e irmãs muçulmanos jejuar em paz. Tão-pouco devemos permitir qualquer distúrbio neste país. Não devemos permitir nenhuma espécie de manifestações neste país porque, se o fizermos, vamos perturbar o jejum do mês abençoado do Ramadão para os nossos irmãos e irmãs muçulmanos”, acrescentou o Presidente do Malawi.

Ferveroso católico, o Presidente Mutharika qualificou o Islão de religão de paz, exortando os seus compatriotas, maioritariamente cristãos, a observarem a paz durante o Ramadão.

O Comité Consultivo para os Direitos Humanos (HRCC) rejeitou este apelo, considerando que a religião nada tem a ver com os direitos humanos.

Num comunicado divulgado após o fim da declaração do Presidente Mutharika, o presidente do HRCC, Undule Mwakasungula, sublinhou que os muçulmanos fazem parte da sociedade civil do país e sentem os efeitos do custo elevado da vida e da má governação.

«Eles são Malawianos e sofrem como todos os outros compatriotas », declarou Mwakasungula.

O apelo do Presidente Mutharika acontece após as ameaças do HRCC de organizar uma manifestação de protesto a 17 de agosto.

-0- PANA RT/BOS/ASA/AAS/SOC/MAR/DD 01agosto2011