Presidente do Gana visita França, Bélgica e África do Sul
Accra, Gana (PANA) - O Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, deixou Accra domingo, 16 de maio, para uma visita de trabalho de nove dias a França, Bélgica e África do Sul, anuncia um comunicado oficial.
De acordo com o comunicado da Presidência, esta visita enquadra-se nos esforços do Presidente ganense para "se reconectar com o resto do mundo e apresentar o Gana, mais uma vez, como um país com um clima de negócios favorável e de perspetivas económicas promissoras para o futuro no fim da pandemia”.
Ele participará, terça-feira, 18, em Paris, França, na cimeira sobre o financiamento das economias africanas, convocada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.
Esta cimeira deve reunir vários líderes africanos e europeus e chefes de instituições financeiras internacionais para desenvolver estratégias que vão estimular uma recuperação forte e inclusiva do continente africano.
As discussões vão concentrar-se no tratamento da dívida pública, bem como nas reformas destinadas a reforçar o setor privado e a promover oportunidades de investimentos.
Em Paris, o Presidente Akufo-Addo deve reunir-se com o presidente do Banco Mundial e com o diretor-geral do FMI.
De acordo com o comunicado, Akufo-Addo, viajará depois para Bruxelas, na Bélgica, na quarta-feira (19 de maio), a convite do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, para negociações bilaterais com as autoridades europeias.
O Presidente do Gana vai ainda encontrar-se com presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Werner Hoyer, e participar na cerimónia de assinatura de um mecanismo de financiamento de 160 milhões de euros, entre o BEI e o Ministério das Finanças, com vista à criação do Banco Nacional de Desenvolvimento
Ele participará numa conferência de investidores em Bruxelas sobre o Gana e vai encontrar-se com Jutta Urpilain, comissária europeia para a Cooperação Internacional, para discutir questões relacionadas à facilidade COVAX.
A convite do presidente do Parlamento, Akufo-Addo falará na Sessão Ordinária da Quinta Legislatura do Parlamento Pan-Africano segunda-feira, 24 de maio, em Joanesburgo, África do Sul.
O Presidente Akufo-Addo deve retornar ao seu país na terça-feira, 24 de maio.
-0- PANA RA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 16maio2021