Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Gana pede respeito de Constituições em África

Accra, Gana (PANA) – O Presidente do Gana, John Evans Atta Mills, exortou quarta-feira os seus pares africanos ao respeito das Constituições dos seus países e a abster-se de tentar prolongar os seus mandatos.

Falando durante discussões bilaterais com o seu homólogo do Botswana, Seretse Khama Ian Khama, ele sublinhou que o essencial dos problemas que abalam o continente devem-se ao desejo malsão de alguns chefes de Estado de prolongar o seu mandato após expiração.

O Presidente Mills declarou haver sempre uma vida após a Presidência, pelo instou os seus homólogos africanos a evitar tentativas de se eternizar no poder.

O Presidente do Botswana chegou ao Gana para uma visita de um dia no quadro duma digressão pela África Ocidental que o conduzirá depois à Libéria e à Nigéria.

Ele defendeu o reforço das relações bilaterais entre os dois países nos setores das minas, do ambiente e da educação.

Felicitou o seu homólogo ganense pelo papel que desempenhou no processo de paz na Côte
d'Ivoire.

Khama explicou que a sua visita ao Gana tinha por objetivo reforçar as relações entre os dois países e anunciou a redinamização da sua comissão mista permanente de cooperação.

"Logo após o meu regresso, tomarei contacto com os ministros interessados para que se ocupem deste dossiê", afirmou o Presidente Khama.

-0- PANA MA/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 18agosto2011