Presidente do Gana pede cumprimento de protocolos sanitários anticovid-19 no Natal
Accra, Gana (PANA) – O Presidente do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, exortou os seus concidadãos a demonstrarem prudência e respeitar os protocolos sanitários ligados ao coronavírus (covid-19 ) durante o Natal, período propício às reuniões familiares e concentrações sociais e religiosas.
"A dinâmica do vírus ensinou-nos que, se organizamos ou participamos em cerimónias, é melhor estar ao ar livre ou num lugar muito arejado, do que num espaço fechado e com ar condicionado”, declarou domingo à noite o chefe de Estado ganense, no seu 20º discurso radiotelevisivo pronunciado desde o surto do primeiro caso do vírus, em março de 2020.
Segundo o estadista, mesmo no exterior, será preciso suficiente espaço para a observância do distanciamento físico.
Os organizadores de tais eventos, públicos ou privados, devem garantir a presença (de água corrente), sabão e gel desinfetante, e devem insistir para que isso seja utilizado o mais frequentemente possível, exortou o Presidente Akufo-Addo.
Ele reafirmou que os cinemas, os bares e as praias permanecerão fechados bem como as fronteiras marítimas e terrestres.
De acordo com a última atualização da situação da pandemia feita pela Direção da Saúde (GHS), o país registou, sábado último, 100 novos casos de covid-19, totalizando 53 mil 653 casos confirmados, sendo 991 casos ativos, 331 óbitos e 52 mil 331 recuperações.
O numero de casos confirmados subiu, nos últimos três meses, devido a atividades políticas ligadas às eleições presidenciais e legislativas de 07 de dezembro último, durante as quais os responsáveis políticos e os seus militantes ignoraram todos os protocolos de segurança.
O Presidente Akufo-Addo deu a garantia de que o Gana terá acesso às vacinas anticovid-19, afirmando que uma equipa de peritos de diferentes agências e instituições foi constituída com vista à sua aquisição e disponibilização no país.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 21dez2020