Presidente do G5 Sahel pede união contra terrorismo
Niamey, Níger (PANA) – O chefe de Estado burkinabe e presidente em exercício do G5Sahel, Roch Marc Christian Kaboré, declarou domingo, em Niamey, que os ataques terroristas recorrentes nos países do Sahel interpelam estes países a trabalhar cada vez mais em sinergi para preservar a pa e estabilidade regional.
Kaboré falava na abertura de uma cimeira extraordinária do G5 Sahel, na presença do seu homólogo do Níger, Issoufou Mahamadou, anfitrião da cimeira, e dos chefes de Estado do Tchad, do Mali e da Mauritânia.
Esta conferência, esta prevista para Ouagadougou, no Burkina Faso, mais realizou-se em Niamey a pedido dos líderes do G5 Sahel “para marcar a sua solidariedade” com o Presidente Issoufou Mahamadou, o Governo e o povo nigerinos na sequência da grande tragédia do ataque terrorista perpetrado contra Inatès, província de Tillabéry, perto da fronteira com o Mali.
À sua chegada a Niamey, os líderes do G5 Sahel deslocaram-se à Praça dos Mártires, na Base Aérea 101 de Niamey, para se inclinar perante as sepulturas dos 71 soldados mortos no combate contra o terrorismo, terça-feira, 10 de dezembro de 2019, em Inatès.
na ocasião, foi lida uma fatiah (versículo do Alcorão) pelo presidente da Associação Islâmica do Níger pelo descanso das almas dos desaparecidos, pela paz e pela segurança do país.
Depois de se terem recolhidos às sepulturas destes mártires, os líderes do G5 Sahel, por intermédio do Presidente em exercício, Roch Marc Christian Kaboré, apresentaram as suas condolências a todos os Nigerinos “por estas perdas elevadas”
"Viemos aqui para, sobretudo, encorajar os nossos irmãos do Níger, enquanto G5, e dizer-lhes que este combate constitui um combate de longo prazo” e que é preciso armar-se com muita coragem” para vencer este terrorismo.
A abertura desta cimeira foi caraterizada pela palavra de boas-vindas do Presidente Issoufou Mahamadou e pelo discurso de abertura do Presidente em exercício do G5 Sahel.
Esta reunião de um dia será sancionada por um comunicado final.
À sua chegada à Base Aérea 101 de Niamey, os líderes do G5 Sahel foram acolhidos perto da passarela dos seus respetivos aviões presidenciais, com todas as honras militares, pelo Presidente Issoufou Mahamadou.
-0- PANA SA/BEH/FK/IZ 15dez2019