Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Fórum de Bamako considera instabilidade e insegurança maiores desafios em África

Bamako, Mali (PANA) – A instablidade e a insegurança são desafios maiores a ultrapassar em Àfrica, declarou quinta-feira em Bamako o presidente do Fórum de Bamako, Modibo Sidibé.

Ao proceder à abertura dos trabalhos do Fórum de Bamako, Sidibé (ex-primeiro-ministro maliano de 28 de setembro de 2007 a 3 de abril de 2011) condenou vivamente «os ataques armados caraterizados pela barbárie e pelas atrocidades no norte do Mali, atribuidos aos rebeldes tuaregues agrupados no seio do Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLU) que reivíndicam a independência desta parte do país.

Por sua vez, a atual primeira-ministra do Mali, Cissé Mariam Khaidama Sidibé (sua sucessora), indicou que as recomendações pertinentes saídas deste Fórum de Bamako vão interessar todos os decisores africanos.

A 12ª edição do Fórum de Bamako decorre sob o lema «Que Estado para África no século XXI ?» sob a presidência de Modobo Sidibé.

O evento é um quadro de encontro de personalidades, peritos em todos os domínios e de universitários do continente africano, por um lado, e, por outro, um espaço de reflexão, de partilha de experiências e de pontos de vista sobre grandes assuntos da atualidade que concernem ao continente africano.

Durante três dias, os participantes entre os quais pesquisadores, universitários, academicos, estudantes ou ainda antigos ministros, vindos de Àfrica , da Europa e de outros horizontes para abordar questões ligadas ao desenvolvimento sustentável de Àfrica.

Várias matérias serão debatidas durante este encontro, nomeadamente estratégias dos Estados face às principais ameaças à segurança e perspetivas na faixa sahelo-sariana, a descentralização, a governação política e económica, o controlo de despesas públicas e o a avaliação da pesquisa científica e técnica em Áfirca.

O Fórum de Bamako é organizado pela Fundação Fórum de Bamako criada com o objetivo de prosseguir com esforços de reflexão durante todo o ano para responder às necessidades organizacionais do encontro anual.

-0- PANA GT/TBM/DIM/DD 16fev2012