Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Congo instado a envolver-se na resolução da crise sudanesa

Brazzaville, Congo (PANA) - Um emissário do Presidente sudanês, Omar El-Béchir, convidou terça-feira, em Brazzaville, o chefe de Estado congolês, Denis Sassou N'guesso, a envolver-se na resolução da crise entre o Sudão e o Sudão do Sul, soube quarta-feira a PANA de fonte próxima da Presidência congolesa.

Ali Nafie, um dos assessores do Presidente sudanês, era portador de uma mensagem relativa às negociações que visam sanear as relações entre os dois Sudãos.

"Temos a certeza de que o Presidente Denis Sassou N'Guesso vai ajudar o Sudão e o Sudão do Sul a resolver os seus problemas e sem intervenção externa. Exortamos o Presidente congolês a juntar-se aos esforços de paz e segurança dos seus homólogos dos dois Sudãos", declarou Ali Nafie, no termo de uma audiência com o Presidente do Congo.

Os Presidentes do Sudão e do Sudão Sul, respetivamente Omar el-Béchir e Salva Kiir, comprometeram-se durante uma reunião recente em Addis Abeba, na Etiópia, a fixar um calendário para o relançamento da aplicação dos acordos essenciais existentes entre os dois países, encalhados há três anos.

Uma nova reunião está programada para os próximos dias para finalizar o calendário de aplicação dos acordos entre os dois países, indicou.

Os litígios entre os dois Sudãos abrangem principalmente a partilha dos recursos petrolíferos, o estatuto dos cidadãos de cada Estado no território do outro, a demarcação das fronteiras e o futuro da zona fronteiriça de Abyei disputada pelos dois países.

Depois de apreciar a questão, o Presidente congolês exprimiu ao seu hôspede o seu otimismo quanto a um desfecho feliz das negociações em curso entre o Sudão e o Sudão Sul.

Ele prometeu "fazer o seu melhor para ajudar estes dois países de África a alcançar uma paz duradoura e a segurança na região".

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 16jan2013