Presidente do COI esperado em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, é esperado em Cabo Verde, na próxima segunda-feira, para uma visita oficial, apurou a PANA nesta quarta-feira, na cidade da Praia.
De acordo com fonte do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), o presidente do COI ficou impressionado com a dinâmica que o COC tem tido nos últimos anos e pelo seu aproveitamento enorme dos programas da Solidariedade Olímpica, para concretizar projetos de sucesso e de renome internacional.
A visita de um dia será aproveitada ao máximo para contactos com agentes desportivos do país, nomeadamente os do Comité Olímpico, das Federações, atletas bolseiros da Solidariedade Olímpica.
Também se avistará com as mais altas autoridades cabo-verdianas, nomeadamente o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o primeiro-ministro, Ulisse Correia e Silva, ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, e ainda o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.
Ainda no mesmo âmbito, o presidente da maior organização desportiva mundial estará presente num grande evento, denominado “Desporto para a vida”, a ter lugar no Estádio da Várzea, com crianças das escolas da cidade da Praia, que irão praticar diversas modalidades desportivas, acompanhados por atletas olímpicos, por professores de educação física e por agentes comunitários.
Esta será a segunda vez que Cabo Verde acolhe um presidente da maior organização desportiva do mundo, fato que “orgulha a toda a comunidade desportiva nacional e, principalmente, o Comité Olímpico Cabo-verdiano".
A primeira visita de um presidente do Comité Olímpico Internacional a Cabo Verde, teve lugar em 1994, foi então Juan António Samaranch, ainda quando o Comité Olímpico Cabo-verdiano era presidido por Antero Barros.
Com esta deslocação a África, o atual presidente do COI quer inteirar-se de perto sobre o trabalho que os Comité Olímpicos vêm desenvolvendo nos seus respetivos países.
-0- PANA CS/DD 06nov2019