Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, apelou sábado, em Ouagadougou, para apoiar a integração sub-regional, no termo duma reunião com ministros do Comércio da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre o encerramento das fronteiras entre a Nigéria e o Benin.
"É importante apoiar a integração sub-regional que estamos empenhados a realizar, para a felicidade dos nossos povos", declarou Kaboré no termo duma audiência que concedeu aos ministros do Comércio da CEDEAO.
Disse que a audiência examinou as recomendações feitas por peritos que trabalharam com base em conclusões das diferentes reuniões e do comité tripartido, constatações feitas pela Task Force e com base em todas as recomendações que lhe foram feitas.
A delegação ministerial foi chefiada por Paul Robert Tiendrebéogo, ministro burkinabe da Integração Africana e Burkinabes do Exterior.
Segundo Tiendrebéogo, o chefe de Estado deu-lhe orientações e assumiu o compromisso de examinar estas recomendações, no sentido do mandato que lhe confiaram os seus pares da CEDEAO de encetar discussões para encontrar soluções para a reabertura das fronteiras da Nigéria encerradas desde agosto de 2019.
-0- PANA TNDD/MAR/IZ 16fev2020