Presidente do Burkina Faso condena assassinato de administrador no centro-norte do país
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, condenou o assassinato, segunda-feira, do presidente da câmara municipal de Pensa (centro-norte), Souleymane Zabré, e várias outras pessoas, incluindo militares, num ataque ocorrido no mesmo dia.
Numa mensagem à nação, Kaboré apelou aos seus compatriotas para se unirem a fim de enfrentarem o terrorismo.
"Foi com consternação que tomei conhecimento do desprezível assassinato ontem, 6 de julho de 2020, do presidente da câmara municipal de Pensa. As minhas condolências à família enlutada e ao povo de Pensa. Os meus pensamentos vão igualmente para as famílias dos soldados e dos voluntários tombados em defesa da nação", escreveu.
Estes atos crapulosos e bárbaros interpelam-nos, mais uma vez, sobre a necessidade urgente de lutarmos, em conjunto, contra as forças do mal, que atacam os fundamentos do nosso país", indignou-se.
Vários políticos burkinabes declaram-se entristecidos por este novo ataque.
"Mais uma dizena de cidadãos burkinabes foram hoje cobardemente assassinados na província de Sanamentenga por obscurantistas", escreveu Tahirou Barry, candidato às eleições presidenciais de 22 de novembro próximo.
"Os nossos corações estão a sangrar, mas devemos permanecer fortes e dignos na nossa dor e ter fé na vitória sobre este mal terrorista, que nos enluta todos os dias e enfraquece a nossa coesão social", acrescentou.
Por sua vez, o líder da oposição política, Zephirin Diabré, frisou que "o finado presidente da câmara muncipal (de Penda) era um símbolo de resiliência para a sua comunidade."
O Burkina Faso é alvo de ataques terroristas, desde abril de 2015, contra posições do Exército e populações civis, indica-se.
Em novembro de 2019, o presidente da Câmara Municipal de Djibo, Oumarou Dicko, e três dos seus companheiros pereceram em idênticas circunstâncias, indica-se.
-0- PANA TNDD/JSG/DD 07julho2020