Presidente do Burkina Faso apela à união de seus compatriotas
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, instou segunda-feira os seus compatriotas à união na luta contra o terrorismo.
O apelo aconteceu um dia depois dum ataque que matou 20 pessoas, incluindo 19 soldados, domingo último, no Sahel burkinabe, de acordo com um balanço provisório.
“Devemos permanecer unidos e determinados diante das forças do mal que nos impõem uma guerra impiedosa. Não permitiremos que as bases da nossa nação sejam minadas”, escreveu Kaboré num twitter.
"Saúdo a memória das nossas valentes FDS (Forças de Defesa e Segurança) que tombados no campo de batalha. Condolências às famílias enlutadas", acrescentou.
Pelo menos 19 soldados e um civil morreram domingo em dois ataques, incluindo um contra um destacamento de gendarmaria em Inata, no nordeste do Burklna Faso, anunciou o ministro da Segurança Nacional, Maxime Koné, na Televisão Pública Burkinabe (RTB).
Onze polícias feridos foram evacuados para Ouagadougou na tarde do mesmo dia, quatro em estado grave e sete outros com ferimentos leves, de acordo com fontes de segurança citadas pela imprensa local.
Domingo, 14 de novembro de 2021, por volta das cinco horas e 30 minutos, o destacamento da gendarmaria de Inata, na província de Soum (região do Sahel), foi alvo de um atentado terrorista.
Operações estão em curso, segundo o Exército, que apelou à população da zona à vigilância e à plena cooperação com as FDS.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR 15novembro2021