Gaborone, Botswana (PANA) - O Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, declarou-se otimista quanto à a indústria de diamantes no seu país.
"A indústria de diamantes está a retomar, apesar da pandemia da covid-19, que afetou as vendas de diamantes em todo o mundo", afirmou Masisi segunda-feira durante o seu discurso sobre o estado da nação.
"Os Estados Unidos da América, a China e a Europa começaram a mostrar sinais de recuperação, o que nos permite esperar que, até dezembro de 2020, o mercado de diamantes seja estabilizado", regozijou-se o chefe do Estado botswanês.
Declarou que o Governo concedeu licenças de curto prazo a empresas diamantíferas locais para que possam fazer vendas fora do país e impulsionar as vendas de diamantes.
O Presidente declarou que as licenças serão válidas até a finais de dezembro de 2020.
Masisi destacou igualmente que o seu Governo desenvolveu uma estratégia de avaliação para facilitar a participação do cidadão na indústria de diamantes a jusante.
O Presidente Masisi disse que a indústria de mineira local continua alguns a realizar projetos estratégicos, como Jwaneng Mine Cut 9, Morupule a céu aberto, Khoemacau Mina Development e Karowe Underground Diamond Mine, para se desenvolver mais.
-0- PANA DRW/VAO/ASA/TBM/MAR/DD 09nov2020