Presidente do Botswana em quarentena após regresso da Namíbia
Gaborone, Botswanda (PANA) – O Presidente do Bostwana, Mokgweetsi Eric Keabetsw Masisi, encontra-se em quarentena de 14 dias, na sequência da sua recente deslocação à Namíbia, um dos primeiros países da região a registar a presença do novo coronavírus (Covid-19).
Segundo uma nota da Presidência tswanesa, Masisi cumpre o seu autoisolamento desde o seu regresso ao país, a 21 de março corrente.
Enquanto durar a quarentena, o Presidente Masisi trabalha, a partir da sua residência oficial, mas isolado "e longe da sua família".
Ele viajou para a Namíbia no mesmo dia para, juntamente com outros chefes de Estado da região, participar na cerimónia de investidura do seu homólogo namibiano, que começa um novo mandato de cinco anos.
Na altura, a Namíbia registava três casos positivos de Covid-19, todos importados, sendo por isso considerado pelas autoridades sanitárias do Botswana como “país de baixo risco de transmissão” do vírus.
Porém, a imposição da quarentena é justificada com o facto de haver fracas taxas de testagem na região, em geral, o que "dificulta a determinação dos níveis reais de transmissão, dando lugar a uma forte possibilidade da existência de transmissão local incontrolada".
Durante o tempo de autoisolamento, o Presidente Masisi será testado ao Covid-19 antes de se declarar o fim da quarentena.
A imposição do autoisolamento foi alargada aos demais membros da delegação que viajou com o chefe de Estado, explica a nota da Presidência.
-0- PANA IZ 25março2020