Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Benin insta compatriotas a apoiar intervenção militar no Mali

Cotonou, Benin (PANA) - O chefe de Estado do Benin, Boni Yayi, convidou no fim de semana os seus compatriotas a apoiar a intervenção militar para libertar o norte do Mali ocupado há vários meses por grupos armados.

Numa mensagem à nação, ele exortou todo o povo beninense a que, num impulso de solidariedade nacional, regional, continental e internacional, apoie esta decisão para o respeito das liberdades fundamentais de que os Malianos necessitam para restabelecer com segurança, paz e estabilidade a ordem constitucional, o Estado de direito e a democracia.

"Combatendo os atos de terrorismo, de insegurança e de intolerância religiosa no Mali, protegemos a sua repercussão e o seu contagio na nossa sub-região para garantir a paz e a segurança, condições indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do nosso país", acrescentou.

"Ao tomar esta decisão, o Governo esta consciente de todas as consequências que ela implica. O Benin não pode ficar indiferente ao rumo trágico de milhares de crianças, jovens, mulheres e pessoas idosas indefesos, privados de liberdade e vivendo todos os dias sob o espetro do medo, da anxiedade, da angústia e da incerteza", indicou o Presidente beninense, igualmente presidente em exercício da União Africana (UA).

Às tropas beninenses a caminho desta nobre missão de paz no Mali, o chefe de Estado beninense deu a garantia de apoio "incondicional de todo o povo que as acompanha nas suas orações e nos seus encorajamentos".

-0- PANA IT/AAS/SOC/MAR/IZ 20jan2013