Agência Panafricana de Notícias

Presidente do BAD visita Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) - O Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, é esperado spegunda-feira em Marraquexe  (Marrocos) para uma visita de quatro dias a Marrocos, anunciou o BAD num comunicado.

"Esta visita renova o compromisso do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento no reforço da parceria excecional que une Marrocos à instituição há mais de meio século, apoiando resultados a favor da população”, lê-se na nota publucada quinta-feira em Rabat.

"Marrocos é uma fonte de inspiração. Um país que está a provar que, com ambição, vontade e recursos. A emergência pode tornar-se numa realidade", disse o Presidente do BAD.

“O Reino de Marrocos é o nosso primeiro parceiro com um grande portfólio de operações de primeira classe que a posiciona como líder, em vários campos, no continente”, acrescenta o documento.

No segundo dia da sua visita, continua a mesma fonte, o Presidente do BAD vai estar presente na Assembleia Geral da África 50, um fundo pan-africano dedicado a infraestruturas sediado em Casablanca, em Marrocos, na sua dupla qualidade de Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento e Presidente do Conselho de Administração do fundo, criado por iniciativa do Banco.

Esta visita terminará com a sua participação na Cimeira Empresarial Estados Unidos-África que se inicia a 19 de julho em Marraquexe, sob o lema "Construir África em conjunto".

Durante a sua estadia, o Presidente do Banco vai reunir-se com altos funcionários, bem como com representantes do setor privado, bem como  principais parceiros de desenvolvimento e partes interessadas, de acordo com o comunicado.

Durante esta visita, Adesina será acompanhado pelo vice-presidente responsável pelo Desenvolvimento Regional, Integração Regional e Prestação de Serviços, Yacine Diama Fal, e pelo vice-presidente responsável pelo Complexo do Setor Privado, Infraestrutura e Industrialização, Solomon Quaynor.

O BAD está ativo em Marrocos há mais de 50 anos.

As operações abrangem a saúde, agricultura, energia, água, transporte, desenvolvimento humano e setor financeiro, totalizando mais de 12.000.000.000 euros em financiamento.

-0- PANA AT/IN/JSG/SOC/MAR/DD 15julho2022