Presidente do BAD solidariza-se com Marrocos após sismo
Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Dr. Akinwumi A. Adesina, apresentou as suas mais profundas condolências ao rei Mohammed VI de Marrocos, ao Governo e a todas as famílias afectadas pelo último terramoto que fez 2.862 pessoas morto durante a noite de sexta para sábado.
De acordo com um comunicado do banco, ele disse: "Estou chocado e profundamente afetado pelo terremoto:" Estou chocado e profundamente angustiado pela grande perda de vidas causada por esta tragédia, que provocou uma enorme destruição de casas, escritórios, estradas, hospitais e escolas.
“Com a sua equipa no terreno, o Banco Africano de Desenvolvimento é solidário com o povo do Reino de Marrocos e está pronto a prestar o apoio necessário”, acrescentou o seu responsável.
Para o Adesina, dada a distância do epicentro do sismo, o BAD está a dar prioridade à protecção das instalações sanitárias e ao abastecimento de água potável, de forma a evitar maiores dificuldades.
“Gostaria de assegurar a Sua Majestade o Rei Mohammed VI e ao povo do Reino de Marrocos que o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento está pronto a fornecer os seus recursos e conhecimentos para ajudar na reconstrução de infra-estruturas nas comunidades afectadas”, continuou ele.
O terremoto causa dificuldades incalculáveis a muitas famílias que perderam seus entes queridos.
-0- PANA VAO/MA/NFB/JSG/SOC/MAR 12 setembro 2023